Catarata






O que é Catarata?
A catarata deixa turvo o cristalino, lente interna do nosso olho. Por isso, diminui a quantidade de luz que chega à retina e passamos a enxergar embaçado igual um motorista em dia chuvoso. Conforme a catarata progride, dificulta a leitura, a navegação pela Internet, aumenta o risco de quedas e de acidentes no trânsito.
Quem pode ter e quando surge?
A principal causa da catarata é o processo natural de envelhecimento do olho. A estimativa da OMS (Organização Mundial da Saúde) é de que mais da metade das pessoas acima dos 65 anos têm catarata. No Brasil são 120 mil novos casos ao ano. A incidência é maior quanto mais elevada a faixa etária. Também pode surgir na infância quando se trata de uma doença congênita.Fatores de risco que podem acelerar a doença são: alta miopia, doenças oculares inflamatórias como a uveite, traumatismo,excesso de sol, uso contínuo de corticóide, estatina entre outros medicamentos, doenças sistêmicas como diabetes, hipertireoidismo e outras.
Como prevenir?
Embora a catarata seja inevitável alguns cuidados diminuem o risco de surgir precocemente. As principais medidas preventivas são:
-
Reduza o consumo de sal. O excesso de sódio na corrente sanguínea favorece o turvamento do cristalino.
-
Evite fumar e consumir bebidas alcoólicas.
-
Procure dormir, no mínimo, 6 horas/noite.
-
Proteja os olhos do sol com lentes que tenham filtro UV (Ultravioleta). A falta de filtro solar aumenta em 60% a chance de desenvolver catarata.
-
Adicione à dieta frutas e verduras ricas em vitaminas A, C e E que atuam com antioxidantes do cristalino.
-
Evite alimentos ricos em glicose e faça exame de sangue anualmente para controlar a glicemia
-
Pratique uma hora de atividade física 3 vezes por semana.
Conheça os sintomas?
Os primeiros sintomas da catarata são a troca frequente de óculos e a fotofobia, aversão à claridade do sol que pode melhorar com lente fotossensível e tratamento anti-reflexo que melhora a segurança de quem dirige. Outros sintomas da catarata são:
-
Perda da visão de contraste.
-
Enxergar halos ao redor da luz.
-
Diminuição da visão noturna.
Cirurgia convencional
Não existe tratamento medicamentoso para catarata. A única solução para recuperar a visão é a cirurgia. Consiste em substituir o cristalino opaco por uma lente flexível que é implantada dentro do olho.
No método convencional, conhecido como facoemulsificação, ao contrário do que muitas pessoas imaginam, a cirurgia não é realizada a laser. Todas as incisões são feitas manualmente pelo cirurgião. Para extrair o cristalino opaco é utilizado um aparelho de ultrassom. O principal risco desta técnica é a indução ao astigmatismo pós-cirúrgico. Isso é causado pela exposição prolongada do olho ao calor emitido pelo ultrassom. Por isso, a experiência do cirurgião pode fazer uma grande diferença no resultado do procedimento.
Cirurgia a Laser
A cirurgia de catarata a laser é mais precisa e previsível. Isso porque, todas as incisões são feitas por um feixe de laser ultra-rápido, o femtosegundo, que evita pequenos deslocamentos da lente intraocular após o procedimento.
Outras vantagens da cirurgia de catarata a laser são:
-
Personalização de acordo com as características de cada olho.
-
Proporciona melhor correção visual.
-
Elimina o astigmatismo.
-
Melhora a visão noturna e a segurança no trânsito.
-
Evita a morte de células da córnea que são irrecuperáveis.
-
Reduz o risco de induzir ao astigmatismo pós-cirúrgico.
-
Proporciona recuperação mais rápida.
Lentes intraoculares podem corrigir imperfeições da córnea
Basicamente hoje existem dois tipos de lente intraocular: esféricas e asféricas.
As esféricas eliminam a catarata e corrigem os vícios refrativos – miopia, hipermetropia ou astigmatismo – mas não alteram as imperfeições periféricas do sistema ocular que se agravam conforme envelhecemos.
As asféricas imitam nosso cristalino Por isso, personalizam a correção visual eliminando simultaneamente a catarata, vícios refrativos, presbiopia ou vista cansada e as aberrações do nosso sistema ocular. São as preferidas nas cirurgias a laser porque oferecem correção visual superior.