Sinais e sintomas da catarata
O olho humano possui uma estrutura intraocular denominada cristalino. O cristalino (localizado atrás da íris) é incolor e quase completamente transparente, medindo cerca de 4 mm de espessura e 9 mm de diâmetro. Sua função é focalizar os raios luminosos sobre a retina. A capacidade que ele tem de mudar seu formato para permitir a focalização de objetos próximos sobre a retina é denominada acomodação. A partir dos 40 anos, o poder de acomodação do cristalino torna-se gradativamente reduzido, aparecendo o que chamamos de presbiopia - também conhecida como visão cansada, havendo a necessidade de óculos para perto.
O cristalino pode sofrer alterações como opacificação, distorção, deslocamento ou anormalidades geométricas. Qualquer uma dessas alterações vai originar uma visão borrada sem ocasionar dor.
A alteração mais freqüente do cristalino é a sua opacificação, que denominamos Catarata.
Entre os fatores de risco da doença estão os maus hábitos alimentares e o stress da vida moderna que induzem ao acúmulo de oxidantes, além da excessiva exposição à radiação ultravioleta emitida pelo Sol. Só para se ter uma idéia, o risco de surgir a catarata aumenta em 60% para quem não protege os olhos do Sol. Apesar de fazer parte do processo natural do envelhecimento, logo que não há como prevenirmos, devemos diminuir a exposição aos fatores de risco e levar uma vida mais saudável:
Evitando o consumo excessivo de sal, tabaco e bebidas alcoólicas.
Adicionando à alimentação frutas e vegetais ricos em vitamina A, C e E que atuam como antioxidantes do cristalino.
Controlando os níveis de glicose no sangue através de exames periódicos.
Visão cansada
Praticando exercícios.